Ronaldo Fraga como sempre buscou sua inspiração na nossa história e desta vez foi Athos Bulcão. O estilista mergulhou fundo na história da vida de Athos, desde a infância, quando festejava o Carnaval do Rio de Janeiro nas décadas de 1910 e 1930, até os seus últimos dias.
Mais que um artista modernista, muito mais que o azulejista de Brasilia ou colaborador de Oscar Niemeyer: ao longo de 70 anos de carreira, as mãos de Athos Bulcão nos ofereceram pinturas, máscaras, gravuras e fotomontagens. A parceria com Niemeyer rendeu uma dupla tão afinada quanto Tom Jobim e Vinicios de Moraes. Bulcão imprimiu um olhar de criança na sisudez da arquitetura modernista, humanizando o concreto. Muitos dos registros da infância de Athos estão em seus desenhos. Seus jogos geométricos têm algo de céu estrelado em noite de São João, das batalhas de confete no carnaval carioca do século passado e das formas do cerrado brasileiro. O homem deu cor, vida e humor à cidade, idealizada por Juscelino Kubitschek e Lucio Costa. (Ronaldo Fraga)
Athos Bulcão do inicio ao fim.
Entramos e as luzes já estavam apagadas, nem deu tempo de ler o release, mas pela cenografia que contou com centenas de fotos de azulejos e croquis pindurados no teto, à trilha sonora de Baden Powell, o desfile foi cheio de emoção, alegria e brasilidade. As modelos entraram com toucas coloridas, peças com dobraduras, recortes, aplicações e estampas que traziam referências das construções modernistas!
Os azulejos de Bulcão deram um tom na passarela com as cores alegres que mineirinho sabe combinar. Destacaram-se o azul céu, preto e tangerina. Os jacquards de algodão, de tão perfeitos, pareciam estampas. O rico trabalho em parceria com as artesãs da pequena cidade pernambucana de Passira apareceu na forma de variados bordados.
A coleção geométrica ,abstrata e gráfica, de silhueta alongada e fluida. O resultado foi máximo, uma das coleções mais elegantes! Ronaldo acertou apostotando nas proporções, comprimentos e silhuetas atuais sem perder a indentidade da marca.
As formas amplas e fluídas, calças soltas confortáveis, vestidos vaporosos, brilho nos paêtes, transparências, sobreposiões que levam a alegria das obras de Athos. Os tecidos - jacquard de algodão, linho, algodão resinado, tafetá, seda e tule. O styling de Daniel Ueda só contribuio com a explosão de alegria do inverno de Ronaldo Fraga.
Ilustrações: Ronaldo Fraga
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua opinião.