Visitantes

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bruma espuma ao amanhecer - Marina Ayra

O dconcept abre espaço para a primeira mostra individual da artista plástica Marina Ayra, “Bruma espuma ao amanhecer”. A artista apresenta seis trabalhos novos. São desenhos, a maioria feita a grafite, caneta, tinta acrílica e colagem sobre tela. Em comum, os desenhos têm a natureza, a caligrafia e a figura humana, principalmente a feminina. O traço delicado traduz o sagrado do feminino, a parte divina das mulheres, a integridade de uma e de todas. Nos desenhos, dourado e transparências evocam força e leveza.

Exposição: até 11/03, 2ª a 6ª das 14 às 19 horas



Desenhos vêm da alma. São a ligação mais direta entre a mente e o meio. A mão e o material se juntam num exercício de liberdade e permitem que a criatividade reine sem restrições. A conexão de Marina Ayra com a história da arte acontece claramente na Belle Époque, com sua veneração da linha, da elegância e da poesia. A mulher figura como musa. Mas essa inspiração só podia acontecer porque Marina vive no mundo de hoje e conhece, também, a obra da Mira Schendel. Vive na cidade frenética de São Paulo. E é ao passar por todas essas experiências que a sua mente pode se abrir novamente para o passado. Dessa mescla nasce uma obra nova, sensível, densa, apesar da leveza do traço. Consegue juntar a elegância superficial do Art Nouveau ao sentimento existencial de Egon Schiele e à poesia investigativa de Mira. Existe uma forte conexão, ainda que inconsciente, com a arte oriental. Em algumas das obras mais recentes entra uma questão mais existencial: atrás do mundo das fadas existe um mundo real e cruel: a delicadeza do traço é interrompida por manchas vermelhas, escorridas, como se fossem feridas. É na tensão entre o belo e a expressão do mundo interior que nasce a obra de arte.

Pieter Tjabbes


Fomos a  vernissage da artista plástica onde pudemos conferir essas maravilhosas obras em que as pinceladas de cores dão um ponto de luz aos traços delicados de sagradas mulheres, bem representadas com um mix de texturas em sua técnica de colagens com uma variedade de papéis.

Amigos que apareceram:


Marina Ayra e Nany Semiseck

 Meg mãe da artista 
Eu, Sandra Klinger Rocha e Marina
Sandrinha e Marina
Cecilia Isnard diretora da Dconcept
Fotos: Claudia Rosso / divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião.