Visitantes

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ronaldo Fraga pra Filhotes Verão 2013 no FWK 15ª edição



O desfile tão esperado do Ronaldo Fraga para Filhotes abriu o ultimo dia do Fashion Weekend Kids. Nesta estação tanto adulto como o infantil faz uma viagem etnográfica ao estado do Pará ultima fronteira a ser apropriada pelo Brasil de uma cultura ainda pouco conhecida por nós. Mesmo já tendo visto ambas coleções nos salões de moda e no desfile adulto, estava ansiosa para ver o retorno dos Filhotes na passarela do FWK. Ronaldo Fraga poeta da moda brasileira traz influências literárias através das obras de Mario de Andrade, como Macunaíma e Turista Aprendiz para seu trabalho. De suas viagens, levou o imaginário universo mágico das terras e povos do norte do Brasil para o próximo verão 2013 "O Turista Aprendiz na Terra do Grão-Pará". Nessa primeira viagem o Pará se revelou para ele, a terra do superlativo, onde procurar o feio e o belo encontra se o tenebroso e o maravilhoso. Encantado o artista conta -"Lá, um termina onde começa o outro. O estado tem o oxigênio que o mundo precisa. E não me refiro unicamente ao provindo da Floresta Amazônica, mas ao oxigênio emanado por cultura tão diversa, única e mágica. Nenhuma outra cultura do Brasil tem o poder de jogar por terra nossos conceitos e pré-conceitos estético-musicais e degustativos como a cultura paraense."  Nada é o que nos parece à primeira vista, no Pará. De um minuto para outro, uma ópera pode se transformar em tecnobrega, uma mulher em uma linda castanheira e pepitas de ouro em sementes da mata, para o estilista. Foi um programa social da Fundação Vale de incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento local que  levou o mineiro à cidade de Tucumã.  A partir dessa viagem, bem real, mas não menos mágica como ele coloca, deu olhos para ler e entender essa cultura multifacetada e marchetada em madeira de lei. Mulheres artesãs, sementes preciosas e a parceria com essa iniciativa potencialmente tão rica foram o ponto de partida para esta coleção.


Floresta, bicho, gente, gastronomia, música e história se fundem em uma mesma imagem. Nessa fusão de inspirações Ronaldo elaborou ilustrações com estampas e padronagens tiradas da cultura regional como a floresta, fauna, até mapas hidrográficos. Todas com um olhar peculiar, "mimetizadas" onde de longe é uma coisa e de perto outra. Bichos, natureza, madeira texturas de histórias e estórias. Revoada de pássaros, frutas típicas da região, insetos, impressos na visão de espectador como uma floresta rica de arquétipos populares brasileiros no meio da passarela. A coleção inspirada no guarda-roupa de Mário de Andrade trouxe formas da alfaiataria dos anos 20 com um olhar lúdico pra o infantil. Na primeira entrada modelo em cambraia de linho off white no paletó e calça com gancho baixo, destacando a camiseta com aplicações de placas de madeira como marchetaria no masculino.  - “A madeira é memória, história, o que se queima, não sobra, você vai ver a madeira de várias formas, in natura, em papelão, na estampa de madeira carbonizada, do início ao fim.” Ela entrou também na estampa em algumas peças e também em detalhes no papelão.  Com silhueta ampla, folgadas ombros a mostra, com manga bufante, vestidos surgiram soltos, compridos, com manga morcego explorando a padronagem, saias balonês, evasês, com blusinhas estilo vintage com gola Peter Pan, macacões, completaram as peças bastante fluidas para elas. Calças amplas estilo cargo, tipo saruel, destaque para a calça em degradê em turquesa, bermudas de gancho baixo, barras viradas para eles. A camisaria dominou a linha masculina com detalhes, padronagens e os blazers vieram desconstruídos. Camisetas entraram divertidas com estampas localizadas. As peças foram desenvolvidas em cambraias de linho, algodão, jacquard em algodão, malhas, tricolines, rendas, redes, telas de fibras naturais, trabalho artesanal, mais a madeira de lei, até paetês compridos aplicados fazendo efeito de franjas em papelão. Coloridas no marfim, em sobretons de verdes, turquesas, laranjas urucum, vermelhos e fechando nas madeiras. Cada vez mais o estilista se reinventa trazendo um verão com toque brejeiro. Cabeças adornadas a flores e folhagens, com make cup colorido tons cores esfumaçadas se intercalavam com o colorido das vestes para elas. Chapéus com passarinhos e flores para eles.

 

No acessório destaque para as biojoias em parceria com a cooperativa de biojoias de Tucumã feitas de sementes como as de açaí, jupati, dedo de índia entre outras, além de fragmentos de madeiras como amarelão, cumaru, muracatiara e tatajuba. Também entraram os óculos em parceria com a Chilli Beans, de acetato com efeito amadeirado, além do formato orgânico como se fossem madeiras esculpidas as lentes são em cores, como amarelo, verde, preto e vinho, total sintonia com a paisagem recém-desvendada. Uma marca de conceito condizendo com o seu criador, mestre da costura mineira. Os sapatos são da parceria com a Bibi e do ambos acervo de coleções passadas.

O autor acredita que o melhor da moda é aquela face que nos faz viajar nos transportando para universos desconhecidos por nós. 



Para os nossos clientes Ronaldo Fraga para Filhotes temos uma ótima novidade a loja paulistana Santa Paciência localizada na Vila Madadena é o novo ponto de venda da marca. A nova parceria foi celebrada com muita emoção no desfile. Conversamos com a proprietária Lúcia Müller nos contou outras cositas, que logo mais informaremos para vocês.

Fico sempre emocionada em um contexto como este como grande admiradora de suas Artes, não me canso de prestigiá-lo! Uma obra poética expressa a escrita em tecidos por linhas em agulhas. Veja o próximo post!

 Fotos: Claudia Rosso/ Sandra Mara /Lú Prézia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião.