Visitantes

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O que é Ecochic para você?


A maturidade interior e a experiência profissional me trouxe uma consciência do que realmente eu tenho a fazer aqui neste plano! Dês de então a luta é constante pela causa. Perfeição não existe na 3ª dimensão, mas sabedoria sim. Hoje se ouve muito falar sobre sustentabilidade, por necessidade, por que é moda, por vários motivos. Não é de hoje que existe a consciência global, reciclagem, economia criativa! Alguns termos são novos, mas as ações já existem há algum tempo e sou testemunha disso. Na década de 80 comecei a participar de projetos, ONGs e trabalhos relacionados à Ecologia e sustentabilidade onde pude conhecer a fundo e crescer sobre esse setor.  Uma de minhas colaborações e parcerias é com o MOVIMENTO ECOCHIC. Vocês já devem ter lido sobre o MOVIMENTO ECOCHIC e alguns eventos que publiquei. Durante alguns eventos de moda perguntei para alguns profissionais - O que é ECOCHIC para eles.  Aqui eu coloquei minha visão sobre o tema.


"Ecochic para mim é um comportamento interior não é só se conscientizar do meio ambiente e ser sustentável, vai mais além! É praticar o respeito, cidadania com o indivíduo e com o planeta. Pra mim é ter atitude trabalhando seus sentimentos, conceitos e valores para poder entender o outro e praticar, se conscientizar que somos o que falamos, pensamos, comemos, consumimos... Na minha visão devemos antes de reciclar o lixo de resíduos temos que reciclar nossos lixos internos! Conscientizar que somos uma grande engrenagem de que TODOS fazem parte, que a nossa mãe Terra é que nos dá os frutos naturais neste plano; que Divindades de luz, (seja qual for a crença de cada um, nos dá força só depende da nossa fé alimentar a nossa alma). Ecochic é ter informação, educação, consciência. É compreender a que veio nesta vida para poder cumpri La. Colaborar nas atitudes, escolhas, pois se analisarmos tem cidades, países que não tem estruturas nem de ensino o que dirá de sustentabilidade! Ser Ecochic é focar na educação, saúde, alimentação entre outras prioridades para a população. Na moda é ser um consumidor consciente das necessidades verdadeiras. Ecochic é sair da ditadura da moda e dar opções sustentáveis elegantes, viáveis lembrando que cada indivíduo tem um gosto, uma opinião. Repetir roupas criando outros looks, customizando, reciclando focando pela qualidade não pela quantidade. Enfim fazer sua parte na grande engrenagem como cidadão sendo coerente a sua essência interior."

Fernanda Baldioti Repórter da Ela Digital
"Ecochic  é  uma atitude diária, com o lixo entre outras coisas  a roupa também faz parte, mas não é  só essa a preocupação." Complementa dizendo que como cidadãos temos que ter outro olhar. “Por esse angulo nós temos que saber a procedência do que consumimos, de onde vem se tem mão de obra escrava! Ecochic é mais uma atitude".


Cesar Giobbi Jornalista
"O Movimento Ecochic é um coisa oportuna. Hoje em dia ser chic é ser ecologicamente correto. Eu acho tem que pensar em tudo ao seu redor no momento de consumir. Você tem que ter consciência como consumidor, fazer as escolhas certas, saber se você esta defendendo um trabalhador brasileiro no momento em que comprar uma água de coco por exemplo. Informar-se se o algodão da camiseta é brasileiro. Optar por uma marca brasileira a uma importada. Fazer sua parte como cidadão sem deixar de ser chic".


Consuelo Blocker Proprietária do Consueloblog - "Ser Ecochic é uma conscientização do que você usa ou pode usar. É uma conscientização de que tanto na moda você pode ser eco. Você pode usar um tecido eco resistente no lugar do descartável. Sou adepta a economia criativa, não disperdício, é do meu caráter. Não compartilho a cultura do descartável. Acho que é isso uma conscientização!"



Junior Vilares Booker da agencia de modelos Ten
"Ecochic é não jogar lixo no chão."











Manú Carvalho Consultora de moda e stylist -
"Pra mim Ecochic, quando penso nessas duas palavras penso que como consultora de moda falo muito sobre ser chic e elegante. Elegância (falando do que é chic) vem da alma, da conduta, da educação de cada um. Acho chic ser ecológico! Quando agente pensa em usar um produto até o fim, evitar a embalagem podendo usar o refil... Ouvir a palavra Ecochic, fico pensando que chic porque é elegante, é adequado cuidar do mundo. Chic cuidar do mundo, da nossa terra,  do planeta, da nossa casa." 


Marcelo Rosenbaum Arquiteto -
"Ecochic é ser cidadão e ter educação. Pra mim é ser cidadão, ter consciência de que a vida é um todo.  Passar educação é Ecochic!"








Henriete Mirrione Editora de moda -
"Ter educação, não ser um consumidor desenfreado é Ecochic! Em relação à moda Ecochic é ser consciente! É comprar uma roupa com um design e tecido incrível, que tenha uma boa construção, com uma informação de moda interessante, que possa ter uma versatilidade, com vida útil e não precise sair comprando trinta peças desnecessárias! Ser Ecochic é ter consciência de que você pode comprar um produto com durabilidade grande. Acho que é uma tendência de consumo para o futuro. A preocupação com a criação já é outra! Estão criando roupas que não precisem passar poupando energia e tempo; ou tecidos que não perdem a cor, não perdem a qualidade e a beleza da peça. Às vezes você compra um produto com o custo mais elevado, porém com qualidade e durabilidade. Acho que o consumo desenfreado, uma hora ele vai cair. Agente tem que criar uma nova consciência no consumo."


Chantal Sordi Online Editor de moda Bazaar-
"Para mim você saber trabalhar com os materiais de alta qualidade sem danificar o meio ambiente é ser Ecochic. Pra mim uma boa representante da área é Stella McCartney. Ela consegue fazer peças incríveis sem usar pele de animais, enfim 100% correta para os Naturalistas! Ecochic é saber trabalhar novos materiais sem perder a modelagem, sem perder o caimento e qualidade em nome disso"

 

Monica Monteiro Proprietária da agência de modelos-
"Ecochic é qualquer coisa que seja chic! Eu acho que tem que ter educação, e respeito. Para mim é quando você respeita o ser humano, não só aquele mais próximo! Ser Ecochic você tem atitude sem ser egoísta, pensando no próximo. Podemos ser uma pessoa chic educada suficiente para entender que o mundo não gira só em torno de nós. Que somos um grão de areia no todo."

Fotos: Claudia Rosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião.