Visitantes

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

MODA INSPIRA DESIGN

O artista Nick Knight criou abajures com manequins vestindo roupas de grifes como Balenciaga para a revista Pop Magazine.


Fotógrafo Nick Knight  se projetou no mercado fotografando os punks nos anos 1980. Mais recentemente, ele tem se aventurado na produção de imagens em movimento pelo seu site ShowStudio.com, com vídeos de moda que tem se tornado a nova forma de comunicação no segmento. Lançou um livro em 2009 em que foca históricas campanhas e editorias com os nomes mais poderosos da moda, servindo com um registro histórico de nosso tempo.

Já aqui no Brasil!
Lingerie vira luminária.

 A designer Marita de Dirceu, especialista em corseteria, foi convidada por Baba Vacaro,  diretora de criação da Dominici,  para emprestar à marca sua experiência em modelagem e criar uma luminária.


A experimentação com os elementos do repertório da moda já resultaram em vários produtos, como Essayage e Dress to Impress.

 A designer Marita de Dirceu, especialista em corseteria, foi convidada por Baba Vacaro,  diretora de criação da Dominici,  para emprestar à marca sua experiência em modelagem e criar uma luminária. Assim nasceu o  abajur Corset, que apresenta  delicada cúpula de tafefá mix gorgurão, barbatanas e base de aço inox.  A inspiração vem dos corsets eduardianos do início do século XX.  A  luminária foi construída com técnicas de corseteria e couture,  buscando estrutura e volume próprios. O corset-cúpula foi feito para ser vestido na sua base como um corset que envolve e modela o corpo.

O corset não era considerado apenas uma vestimenta, projetada para realçar tão somente as formas femininas. Ele se transformou em um ícone, de tudo o que despertava o fascínio. Somente o Corset, para realizar tamanha façanha, levando-se em consideração, as rígidas regras sociais da era Vitoriana.
O uso dos corsets, difundiu-se nos séculos quinze e dezesseis, como observamos em variadas pinturas da época renascentista. Porém estes mesmos corsets, eram particularmente muito rígidos bem como incômodos. Eram confeccionados com materiais como o ferro, madeira, e ossos de baleias. As barbatanas de baleia se transformaram no principal material para fornecer compressão ao corset.



caixa em acrílico / difusor em papel
Nesta peça, a inspiração partiu dos tecidos engomados e plissados que compunham as rígidas golas rufo, elementos do vestuário no século XVI. Símbolo de nobreza, a gola que emoldurava os rostos foi aqui reduzida ás suas próprias curvas macias e atraentes e ao material que, ao ondular-se, revela-se um perfeito difusor de luz emoldurado pela caixa em acrílico cristal. Estrutura porta-lâmpadas independente, para 4 lâmpadas eletrônicas de 23W. Difusor em papel de celulose pura.











Gola rufo masculina




 Renascimento, foi a vez do rufo, uma gola construída em fartas camadas de renda, popularizada na segunda metade do século XV, que era privilégio da aristocracia. O rufo foi usado de dois modos distintos: para os homens, alta e arredondada, e para as mulheres, além de emoldurar o rosto, acompanhava sensualmente a linha do decote.












Figurino Elizabeth de gola rufo


As imensas golas rufos indicavam o poder da monarca , as saias eram armadas por estruturas chamadas de farthingale que davam volume ao quadril. Essa gola ficou conhecida através dos retratos da rainha inglesa, Elisabeth. Em dado momento, ela atingiu medidas extremas, até se transformar na gola caída do século seguinte, evoluindo para o lenço.







Fotos Reprodução 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião.