Visitantes

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

FUROSHIKI

De volta ao principio!

Na era da sustentabilidade, muitas soluções, são técnicas de culturas antigas como o furoshiki!


Existem muitas formas de usar o furishiki para embrulhar diversos objetos


Furoshiki é um quadrado de tecido que serve para embrulhar coisas, com algumas dobras e nós, usando técnicas semelhantes a do origami pode assumir várias formas diferentes para que sirva de bolsa, sacola, pochete, pode também ser usado para embrulho, ou simplesmente como decoração. 






Existe ampla variedade de tamanhos e designs. Originário da cultura japonesa onde ela promove cuidados com o meio ambiente e redução dos resíduos; o pano para embrulhar eco-friendly, é reutilizável e tem multiuso. Cada ano as bilhões de sacolas plásticas acabam como lixo, sacolas reutilizáveis, como o furoshiki pode ajudar a reduzir o impacto ao meio ambiente. Sua versatilidade lhe permite envolver praticamente qualquer coisa, independentemente da sua forma ou tamanho.






Embora não se saiba ao certo a real história que originou o nome talvez esteja ligada aos banhos públicos porque Furoshiki vem dos ideogramas de “furo” que quer dizer banho e “shiki” que quer dizer abrir. Ele surgiu durante o Período Edo quando os senhores feudais frequentavam os banhos públicos, cada um carregava seu vestuário embrulhado no furoshiki, por sua vez cada furoshiki era identificado com o brasão da família, depois do banho o tecido era usado para forrar o chão em que pisavam, enquanto trocavam de roupa. Essa prática se estendeu até o período Edo, quando a nomenclatura passou a ser usada. Durante esse Período havia muitos incêndios com isto o furoshiki servia como uma mala de mudança, com os objetos, os tesouros imperiais embrulhados eram carregados nas costas e na cabeça.

Furoshiki como pochete

Furoshiki como pochete

 No Japão o furoshiki, geralmente, é pintado com temas que representam significados, por isso a cada estação do ano muda-se o tipo de estampas.






O tamanho pode variar, mas os mais comuns são 45, 68 e 72 cm. O tecido pode ser de seda, algodão ou nylon.  Embora não exista essa prática aqui no Brasil, é uma boa hora para começar. Atualmente, mesmo no Japão, o uso do furoshiki foi incentivado, em favor do meio ambiente, para a redução do uso de sacolas plásticas.


È justamente pensando na proliferação dessa técnica que a Fundação Japão em São Paulo criou um evento de Furoshiki. Durante o evento acontecem palestras e demonstrações de formas de uso do tecido.
Eu já fui em alguns e aprendi bastante. Eu sempre gostei de técnicas com tecido para vestimentas e acessórios!

O objetivo é apresentar o produto com duas fortes características: praticidade e beleza.
 Sou adepta a Furoshiki não só para embalagens como para vestimentas e nem sabia o que era!


 Como fazer:


Utilizo Furoshiki e tenho alguns na lojinha!
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião.