Visitantes

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CHAPÉU COM TUDO NO VERÃO 2010


Verão, calor, sol é necessário um acessório como o chapéu. Mas esta estação em especial tudo pode na cabeça. Em um país tropical como nosso os chapéus deixaram de ser somente útil para a proteção contra o sol. Das passarelas para as ruas, o fato é que o chapéu tornou-se definitivamente a bola da vez - e você não pode passar este verão sem pelo menos um chapéu! Hoje um item indispensável para incrementar o visual seja qual for a estação , para mim é sinônimo  de elegância! Na última temporada, o chapéu mais bacana que apareceu foi o de palha, com opções leve, com abas grandes mas o it desta estação é o de Panamá tendência durante anos e mais uma vez volta neste verão como um acessório perfeito estilo boy friend. Antes usados apenas por homens, este chapéu possui cores claras e hoje pode ser visto em vários formatos. Um pouco da história!






Chapéu Panamá: apesar do nome, é fabricado no Equador (onde é chamado de El Fino), especialmente em Cuenca e Montecristi. É fabricado com palha de planta Carludovica palmata, encontrada no Equador e em países vizinhos, e tecida em trama fechada. O chapéu “Panamá” é tecido há mais de 1000 anos. São feitos à mão, por índios Incas. Cada um, demora de 2 dias a 6 meses, para ser feito. É chamado Panamá, porque quando os franceses, e depois os americanos, construíram o Canal do Panamá, passaram a usar os chapéus para se proteger do calor e da umidade, imitando os trabalhadores locais. Ao voltarem aos seus países, eram perguntados de onde eram estes chapéus, e respondiam, do Panamá. E assim, no mundo todo, ficou conhecido com este nome. Até hoje, é usado pela realeza em todo o mundo. O presidente americano Theodore Roosevelt usou-o durante uma visita ao canal do Panamá, em 1906 em razão disso, chapéu tornou-se moda, principalmente para homens, até a Segunda Guerra Mundial. Ainda hoje o chapéu é utilizado no verão, tanto por homens como por mulheres. Chapéus com a copa em formato de C, denominada de coroa (pois há uma depressão na parte central), também são comumente chamados Fedora.









Eu de Panamá

 

Adriane Galisteo
 




Nos editoriais

Chapéu Fedora: o Fedora é menor, tem abas mais curtas. As cores também são neutras, mas mais para o cinza e o grafite. O Fedora é fabricado em feltro e combina com um visual mais urbano.



Os chapéus estilo floppy são aqueles, em geral, com grandes abas curvadas, os que melhor retratam a sofisticação para looks à beira mar. Em variações de abas bastante grandes ou pequenas e discretas, essa versão é caracterizada pelas suas linhas orgânicas e suntuosas compostas em tecidos maleáveis ou, também, em palha.

Abas grandes, versões coloridas, ainda podem ser incrementados com lenços, faixas e broches adicionados à “copa” do chapéu. Aqui tem versões em varios materiais, tecidos!













Variações de modelos-

Desfile Maria Bonita Extra


Nas passarelas do mundo

De todos os materiais, palha, ráfia, tecido...


Nas ruas
Nos desfiles

Celebridades


Os homens também aderem essa tendência muito elegante!

 


Incorporando uma época


Jogando charme...

Veja como o Panama é feito no próximo post.


Creditos:

Sartorialist
Mix Moda Eventos
WGSN
Sérgio Notarianni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião.