A exposição “MOVE!”, que originalmente foi apresentada no MoMA, em Nova York, está exposta no Sesc Belenzinho, em São Paulo. O projeto tem curadoria de Cecilia Dean, co-fundadora da revista” Visionaire”, e David Colman, jornalista de arte e moda, e tem nesta edição a colaboração do consultor brasileiro Antonio Haslauer e novos trabalhos, especialmente criados para o espaço do Sesc.
As instalações são desenvolvidas em parceria entre artistas e estilistas: a “Looks” por exemplo, foi criada por Rob Pruitt e Marc Jacobs; e a “Kalos”, por Vik Muniz e Francisco Costa, diretor artístico da Calvin Klein Collection. Eles criam uma performance aquática na piscina do Sesc, combinando movimento, cor e forma através de uma coreografia executada ao vivo por atores na água. Dudu Bertholini e Ricardo de Castro participam com a obra “The Big Picture” e Alexandre Herchcovitch e Mauricio Ianês com “Ligatura”, entre outras duplas.
“O Brasil tem uma moda e arte vibrante e internacionalmente respeitada. Incorporar artistas brasileiros com designers de moda foi uma evolução natural para a “MOVE!”, e o SESC Belenzinho ofereceu o cenário perfeito, tanto físico quanto conceitual”, diz Cecilia Dean em comunicado oficial.
O espaço da exposição foi idealizado pelo arquiteto e designer Guto Requena, com mobiliário e revestimentos brancos, como um quadro vazio a ser preenchido pelos artistas e pelo público. A mostra é interativa e divertida, além de ser uma ótima maneira de ver de perto trabalhos pensados por duplas tão interessantes.
Confira a lista de instalações e participantes:
“Graficouture”, de Banzai Studio e Pedro Lourenço
A colaboração entre o estilista Pedro Lourenço e artistas grafiteiros do coletivo Banzai Studio, integrado por Rimon Guimarães, Jorge Galvão, Iamana e Ramon Martins, promove a relação entre a rua e a passarela. O público assiste, diariamente, a artistas do grafite pintando grandes telas de tecido. Uma vez completadas, essas telas se tornam a matéria-prima com a qual os participantes de uma oficina terão a chance de confeccionar, eles mesmos, peças desenhadas por Pedro Lourenço e sob a orientação de assistentes de corte e costura feita a mão.
Como participar: De 9 a 19 de março. Horário das performances dos artistas do grafite: terça a domingo, das 13h às 18h. Horário das oficinas, duas turmas por dia: terça a sexta, às 15h e às 19h30; sábado e domingo, às 11h30 e às 15h30. Vagas limitadas. Acima de 16 anos. Inscrições no dia a partir das 11h, no Pavimento Térreo.
“Kalos”, de Vik Muniz e Francisco Costa
O artista Vik Muniz e o estilista Francisco Costa criam uma performance aquática na piscina do Sesc Belenzinho, combinando movimento, cor e forma através de uma coreografia executada ao vivo por atores na água. A performance é projetada simultaneamente, com efeitos caleidoscópicos que fundem componentes da dança, moda e artes visuais, propondo ao público uma percepção redimensionada da realidade, associando moda e arte.
Como participar: Dias 9, 10 e 16 de março. Sábado às 21h; domingo às 20h. Dia 16, sábado, sessão extra às 22h30. Duração: 7 minutos. O público assiste à apresentação de todos os pavimentos da torre. Livre.
“Looks”, de Rob Pruitt e Marc Jacobs
Esta colaboração propõe ao público uma passarela virtual criada pelo artista nova-iorquino Rob Pruitt e o estilista Marc Jacobs. Nela, o público é convidado a percorrer uma passarela azulada (chroma key). Em seguida, em uma sala de projeção adjacente, cada participante pode assistir a sua própria imagem sobreposta no vídeo do desfile de Marc Jacobs graças ao uso da tecnologia de “realidade aumentada”.
Como participar: De 9 a 19 de março. Terça a sexta, das 11h às 21h30; sábado e domingo, das 11h às 20h. Livre.
“Ligatura”, de Maurício Ianês e Alexandre Herchcovitch
O estilista Alexandre Herchcovitch e o artista plástico Maurício Ianês propõem uma ação que conta com a participação do público, em um debate sobre as relações de poder ligadas à moda, o impacto que temos uns sobre os outros e a utilização da moda e da roupa como forma de linguagem e comunicação.
Como participar: Dias 9, 10, 13, 16 e 17 de março. Sábado, domingo e quarta, das 13h às 19h. Dia 17, domingo, até as 20h. Atendimento de acordo com a capacidade diária. Livre.
“Pose”, de Ryan Mcnamara, Diane von Furstenberg e Oskar Metsavaht
Colaborando com o estilista Oskar Metsavaht e a estilista Diane Von Furstenberg, o artista nova-iorquino Ryan McNamara propõe inverter o fluxo da moda. Em vez de colocar estampas nas pessoas, ele colocará pessoas nas estampas. Todos os dias, o público participante será fotografado em poses precisas coordenadas por assistentes de moda, usando roupas previamente selecionadas pelos estilistas. Ao final de cada dia, o artista insere estas fotos em uma trama de estampas que cresce gradualmente no decorrer da mostra.
Como participar: De 9 a 19 de março. Terça a sexta, das 13h às 21h; sábado e domingo, das 13h às 19h30. Acima de 18 anos. Vagas limitadas. Inscrições no dia, a partir das 11h, no Pavimento Térreo.
“Pé de Jeans”, de Peter Coffin e Ellus
O artista nova-iorquino Peter Coffin, em parceria com a Ellus, espalhará por árvores de São Paulo calças jeans nos dias antecedentes à abertura da mostra “MOVE!”. O artista veste troncos de árvores selecionadas em diversos espaços da cidade com calças jeans. Esta instalação antecipa e anuncia a mostra e personifica o espírito do evento, que é provocar um debate sobre a maneira como a arte e a moda afetam o mundo em que vivemos, proporcionando ao público uma percepção redimensionada da realidade.
“Splash”, de Olaf Breuning e Cynthia Rowley
A colaboração do artista suíço Olaf Breuning e da estilista nova-iorquina Cynthia Rowley convida o público a participar de um duplo processo de criação: uma coleção de moda e uma obra de arte. O público participante veste peças de roupas em tecido liso criadas por Cynthia Rowley. Em seguida, este participante toma um banho de tinta e é registrado por um fotógrafo. O resultado é uma “linha” de roupas, agora estampadas, e uma mostra que retrata o processo criativo.
Como participar: De 9 a 19 de março. Terça a sexta, das 13h às 21h; sábado e domingo, das 13h às 19h30. Acima de 18 anos. Vagas limitadas. Inscrições no dia, a partir das 11h, no Pavimento Térreo.
“The Big Picture”, de Ricardo de Castro e Dudu Bertholini
A colaboração entre o artista Ricardo de Castro e o estilista Dudu Bertholini toma literalmente conta do Sesc Belenzinho, transformando a praça da unidade. O público participante é convidado a tornar-se parte da performance de transformação deste espaço. Dudu Bertholini idealizou túnicas coloridas que o público é convidado a vestir e depois colar, em superfícies de madeira, os adesivos nas mesmas cores das túnicas. Estes adesivos possuem formas diversas e foram concebidos por Ricardo de Castro. Ao participar do trabalho, o visitante se transforma em uma cor e pode disseminá-la pela unidade sob a orientação dos artistas, resultando em um grande mosaico vivo e multicolorido.
Como participar: De 9 a 19 de março. Terça a domingo, das 11h às 18h. Atendimento em grupos, de acordo com a capacidade diária. Livre.
Localização dos “Pé de Jeans” de Peter Coffin e Ellus:
- Jardins. Rua Oscar Freire 990 (Loja Ellus)
- Jardins. Rua Oscar Freire 608, quase esquina com R. Augusta
- Próximo ao SESC Belenzinho. Av. Alcântara Machado no canteiro do meio
- Itaim. Av. 9 de Julho, canteiro central, altura do número entre número 5000 e 5229
- Pinheiros. Av. Henrique Schaumann no canteiro central de frente para Lojas Americanas
MOVE! @ Sesc BelenzinhoDe 9 a 19 de março de 2013
Sesc Belenzinho – Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho, São Paulo
Terça a sexta-feira das 11h às 21h30, sábados e domingos das 10h às 20h
Sesc Belenzinho – Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho, São Paulo
Terça a sexta-feira das 11h às 21h30, sábados e domingos das 10h às 20h
Entrada gratuita
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua opinião.