A LenzingFibers e a Santaconstancia apresentaram ao mercado brasileiro os
novos tecidos Santaconstancia elaborados com as fibras Lenzing MicroModal®
e Lenzing Modal® produzidas com a inovadora tecnologia neutra em
carbono chamada Edelweiss. O lançamento dos novos tecidos foi realizado em
evento batizado de “Movimento Co2 Neutro”.
O
lançamento começou em São Paulo onde fui à apresentação no Hotel Emiliano, já
passou pelo Balneário Camboriú, SC e hoje aconteceu, das 11 e às 16
horas no Hotel Marina Palace Rio de Janeiro, na quarta vai para Nova Friburgo.
A
programação do evento conta com as seguintes palestras: “Movimento Co2
Neutro”, proferida por Jose Favilla, consultor da Santaconstancia,
formado em Tecnologia Têxtil com pós-graduação em economia e marketing;
“Retail Placement”, por Giselle Araújo, gerente de marketing da Lenzing Fibers
para a América Latina; e “Eco Consumer”, por Camila Toledo, diretora de
tendências do Stylesight.
Jose
Favilla, abordou a importância de se tentar neutralizar a emissão de Co2
presente na natureza. E seguindo este mote, as empresas devem atualmente seguir
os três "Ps": People (social), Planet (ambiental) e Profit
(econômico) mesclando sustentabilidade e preço. "As palavras-chaves
atualmente são: criatividade, cultura, tradição e meio ambiente",
afirma Jose Favilla. O consultor acrescenta sobre a forma de produzir é que tem
que mudar, tem que ter um ciclo produtivo infinito. “Acreditamos que, no
futuro, este será o caminho correto do produto; isto é, o formato ideal de
obtenção de um item que você conheça a origem. Serão produzidos no que chamamos
de ciclo infinito: eu planto, colho, produzo, onde eu conheço sua
rastreabilidade”. "Não adianta ter lucro e não pensar nas pessoas, não
adianta pensar nas pessoas e não pensar no planeta."
"Por exemplo: reciclar pet, onde o catador de rua uma pessoa simples
sem recursos e não pensar nele, continuar a faltar recursos em regiões
carentes, criar um produto como sabão em pó biodegradável com custo
elevado!"
A
Camila Toledo falou sobre as empresas inovadoras que estão
levando a sustentabilidade ao topo, criando vantagem competitiva. Enquanto os
consumidores estão cada vez mais conscientes, como a nova geração Milleniuns
que pressiona por mudanças a partir do zero, esperando que as empresas façam
mais para a sociedade e para o planeta. Para encontrar um meio, as empresas e
os consumidores estão trabalhando juntos em direção a objetivos comuns. Essa
nova geração chamada de Millenium lutam pelos seus ideais, precisam confiar nas
empresas que consomem, buscando transparência e um mundo melhor.
"Eles vivem sob suas próprias regras, mas não são agressivos e sim otimistas, alegres, são os novos punks, conectados o tempo todo a outras pessoas, a tudo que acontece, culturas e o meio ambiente", diz Camila.
"Eles vivem sob suas próprias regras, mas não são agressivos e sim otimistas, alegres, são os novos punks, conectados o tempo todo a outras pessoas, a tudo que acontece, culturas e o meio ambiente", diz Camila.
A
querida Giselle Araújo apresentou produtos nacionais e internacionais com as
Fibras Lenzing e algumas possibilidades de criações com essas fibras, do site
Stylesight. Também grifes com: coleção eco consciente, cadeia de produção
limpa, processos de reutilização, embalagens recicladas, entre outros
processos.
Também
foram apresentadas peças-conceito expostas, do segmento Fashion, assinados pela
marca Six One Seven; Infantil, por Miss Cecile; e Intimate, por Verve,
desenvolvidas com os novos tecidos Santaconstancia com as fibras Lenzing
MicroModal® e Lenzing Modal®.
Com
as demandas do mercado, o vestuário tem cada vez mais, a inter-relação de
tecnologias, conforto e sustentabilidade se unem à beleza. Esta consolida
propostas capazes de satisfazer a crescente demanda por roupas leves, compactas
e práticas, promovendo conforto e o fácil cuidado no lavar, secar e passar.
Fotos: Claudia Rosso/Divulgação
Veja sobre essa nova tecnologia:
Veja sobre essa nova tecnologia:
Edelweiss,
inovação em benefício do meio ambiente.
A nova tecnologia Edelweiss, da Lenzing aumenta o
nível de qualidade quando o assunto se refere à produção ecológica,
desde a polpa até a fibra da Lenzing Modal®
e Lenzing MicroModal®. Até 95% dos materiais da produção são
recuperados graças ao pioneiro processo ambiental desenvolvido pela Lenzing
Fibers na área de refinaria de madeira orgânica e ao uso térmico dos
componentes da madeira.
Por que se chama Edelweiss? A flor Edelweiss, é a Flor do Amor Eterno - simboliza a pureza. Pra mim um grande valor sentimental que me remete a Alba Itália, terra do meu pai, lá se chama Stelle Alpine ( Estrela Alpina). É uma flor nativa das montanhas e Alpes Europeus acima de 1700m de altitude, símbolo da Áustria País de origem da Lenzing Fibers.
Por que se chama Edelweiss? A flor Edelweiss, é a Flor do Amor Eterno - simboliza a pureza. Pra mim um grande valor sentimental que me remete a Alba Itália, terra do meu pai, lá se chama Stelle Alpine ( Estrela Alpina). É uma flor nativa das montanhas e Alpes Europeus acima de 1700m de altitude, símbolo da Áustria País de origem da Lenzing Fibers.
A
tecnologia, baseada em um processo derivado do oxigênio químico, permite a
fabricação de uma microfibra nos mais altos padrões ambientais e cumpre todos
os requisitos do programa CarbonoNeutro, graças a uma integração total em seu
processo de fabricação.
Conversamos
anteriormente na Première Brasil com Giselle Araújo, gerente de marketing
da Lenzing Fibers, que nos explicou alguns processos dessa nova
tecnologia.
Matéria-prima
100% sustentável
A fibra Lenzing Modal® é extraída da madeira de faia, como
já escrevemos anteriormente no título "Fibras Lenzing- Princípios Botânicos a primeira
vista". Com a nova tecnologia Edelweiss, é sempre incrivelmente macia
se sente no toque, o processo é tão suave quanto à própria natureza. Os tecidos
confortáveis e ecológicos podem ser produzidos sem o uso de amaciante
químico. Graças a nova tecnologia a fibra está tão pura quanto à flor
Edelweiss. Tudo tem uma única fonte, desde a produção da polpa até a fibra. O
que significa que cumpre os requisitos do programa carbono neutro.
Existe parceiro natural como o algodão.
O algodão e a fibra Lenzing Modal® estabelecem uma ótima
combinação. A combinação das duas caracteriza-se pelo grande brilho, cores
intensas e maciez. Ambas passam pelo mesmo processo de tingimento; além disso,
também é possível utilizar o tingimento tom sobre tom. Essa mistura da fibra Lenzing
Modal® e algodão ecológico ajuda a proteger o meio ambiente.
A
fibra MicroModal®
é comparada com a
seda botânica, quanto mais fina mais macia. Essa fibra de maciez perfeita para
o algodão de fibra longa. A adição de 50 % de Micro ao algodão aumenta o fator
de maciez de forma significativa. Determinada pela resistência da flexibilidade
do tecido, a maciez afeta na estrutura em algumas técnicas como drapeado,
plissado, trabalho manual, enfim no caimento e comportamento das dobras.
A performance
do MicroModal® Edlweiss é similar à do MicroModal®.
Propriedades como maciez, suavidade e cores brilhantes continuam inalteradas,
assim como o gerenciamento de suprimentos na cadeia têxtil. No entanto a nova
tecnologia Edlweiss, baseada em um processo químico derivado do oxigênio
químico - mais eco-friendly que os anteriores, permite a fabricação de uma
microfibra que atende aos mais altos padrões ambientais.
"O
interessante que com todas essas qualidades tem um preço na média dos produtos
de primeira linha de mercado”, diz Jose Favilla.
A
MicroModal® Edlweiss é a quinta incursão da Lenzing no universo da fibra
modal. A empresa já conta em seu portfólio com Lenzing
Modal®, MicroModal® Edlweiss, MicroModal®, MicroModal®
Air e Promodal.
Setenta anos de expertise tornaram a Lenzing a única
empresa do mundo a produzir todas às três gerações de fibras de celulose de
última geração: viscose clássica, lyocell e modal. A combinação única de
consistente apoio ao cliente com liderança em qualidade, inovação e tecnologia
é à base do sucesso.
Veja os tecidos na próxima matéria.
Veja os tecidos na próxima matéria.
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