Visitantes

terça-feira, 28 de agosto de 2012

“Movimento Co2 Neutro com Tecnologia Edelweiss e Micromodal®”

A LenzingFibers e a Santaconstancia apresentaram ao mercado brasileiro os novos tecidos Santaconstancia elaborados com as fibras Lenzing MicroModal® e Lenzing Modal® produzidas com a inovadora tecnologia neutra em carbono chamada Edelweiss. O lançamento dos novos tecidos foi realizado em evento batizado de “Movimento Co2 Neutro”.

O lançamento começou em São Paulo onde fui à apresentação no Hotel Emiliano, já passou pelo Balneário Camboriú, SC e hoje aconteceu, das 11 e às 16 horas no Hotel Marina Palace Rio de Janeiro, na quarta vai para Nova Friburgo.

A programação do evento conta com as seguintes palestras: “Movimento Co2 Neutro”, proferida por Jose Favilla, consultor da Santaconstancia, formado em Tecnologia Têxtil com pós-graduação em economia e marketing; “Retail Placement”, por Giselle Araújo, gerente de marketing da Lenzing Fibers para a América Latina; e “Eco Consumer”, por Camila Toledo, diretora de tendências do Stylesight.

Jose Favilla,  abordou a importância de se tentar neutralizar a emissão de Co2 presente na natureza. E seguindo este mote, as empresas devem atualmente seguir os três "Ps": People (social), Planet (ambiental) e Profit (econômico) mesclando sustentabilidade e preço. "As palavras-chaves atualmente são: criatividade, cultura, tradição e meio ambiente", afirma Jose Favilla. O consultor acrescenta sobre a forma de produzir é que tem que mudar, tem que ter um ciclo produtivo infinito.  “Acreditamos que, no futuro, este será o caminho correto do produto; isto é, o formato ideal de obtenção de um item que você conheça a origem. Serão produzidos no que chamamos de ciclo infinito: eu planto, colho, produzo, onde eu conheço sua rastreabilidade”. "Não adianta ter lucro e não pensar nas pessoas, não adianta pensar nas pessoas e não pensar no planeta."    "Por exemplo: reciclar pet, onde o catador de rua uma pessoa simples sem recursos e não pensar nele, continuar a faltar recursos em regiões carentes, criar um produto como sabão em pó biodegradável com custo elevado!"

A Camila Toledo falou sobre as empresas inovadoras que estão levando a sustentabilidade ao topo, criando vantagem competitiva. Enquanto os consumidores estão cada vez mais conscientes, como a nova geração Milleniuns que pressiona por mudanças a partir do zero, esperando que as empresas façam mais para a sociedade e para o planeta. Para encontrar um meio, as empresas e os consumidores estão trabalhando juntos em direção a objetivos comuns. Essa nova geração chamada de Millenium lutam pelos seus ideais, precisam confiar nas empresas que consomem, buscando transparência e um mundo melhor.
"Eles vivem sob suas próprias regras, mas não são agressivos e sim otimistas, alegres, são os novos punks, conectados o tempo todo a outras pessoas, a tudo que acontece, culturas e o meio ambiente", diz Camila.

A querida Giselle Araújo apresentou produtos nacionais e internacionais com as Fibras Lenzing e algumas possibilidades de criações com essas fibras, do site Stylesight. Também grifes com: coleção eco consciente, cadeia de produção limpa, processos de reutilização, embalagens recicladas, entre outros processos.

Também foram apresentadas peças-conceito expostas, do segmento Fashion, assinados pela marca Six One Seven; Infantil, por Miss Cecile; e Intimate, por Verve, desenvolvidas com os novos tecidos Santaconstancia com as fibras Lenzing MicroModal® e Lenzing Modal®.
Com as demandas do mercado, o vestuário tem cada vez mais, a inter-relação de tecnologias, conforto e sustentabilidade se unem à beleza. Esta consolida propostas capazes de satisfazer a crescente demanda por roupas leves, compactas e práticas, promovendo conforto e o fácil cuidado no lavar, secar e passar.

Fotos: Claudia Rosso/Divulgação

Veja sobre essa nova tecnologia:

Edelweiss, inovação em benefício do meio ambiente.
A nova tecnologia Edelweiss, da Lenzing aumenta o nível de qualidade quando o assunto se refere à produção ecológica, desde a polpa até a fibra da Lenzing Modal® e Lenzing MicroModal®. Até 95% dos materiais da produção são recuperados graças ao pioneiro processo ambiental desenvolvido pela Lenzing Fibers na área de refinaria de madeira orgânica e ao uso térmico dos componentes da madeira.

Por que se chama Edelweiss? A flor Edelweiss, é a Flor do Amor Eterno - simboliza a pureza. Pra mim um grande valor sentimental que me remete a Alba Itália, terra do meu pai, lá se chama Stelle Alpine ( Estrela Alpina). É uma flor nativa das montanhas e Alpes Europeus acima de 1700m de altitude, símbolo da Áustria País de origem da Lenzing Fibers.
 
A tecnologia, baseada em um processo derivado do oxigênio químico, permite a fabricação de uma microfibra nos mais altos padrões ambientais e cumpre todos os requisitos do programa CarbonoNeutro, graças a uma integração total em seu processo de fabricação.
 
Conversamos anteriormente na Première Brasil  com Giselle Araújo, gerente de marketing da Lenzing Fibers, que nos explicou alguns processos dessa nova tecnologia.

Matéria-prima 100% sustentável
A fibra Lenzing Modal® é extraída da madeira de faia, como já escrevemos anteriormente no título "Fibras Lenzing- Princípios Botânicos a primeira vista". Com a nova tecnologia Edelweiss, é sempre incrivelmente macia se sente no toque, o processo é tão suave quanto à própria natureza. Os tecidos confortáveis e ecológicos podem ser produzidos sem o uso de amaciante químico.  Graças a nova tecnologia a fibra está tão pura quanto à flor Edelweiss. Tudo tem uma única fonte, desde a produção da polpa até a fibra. O que significa que cumpre os requisitos do programa carbono neutro.

Existe parceiro natural como o algodão.
O algodão e a fibra Lenzing Modal® estabelecem uma ótima combinação. A combinação das duas caracteriza-se pelo grande brilho, cores intensas e maciez. Ambas passam pelo mesmo processo de tingimento; além disso, também é possível utilizar o tingimento tom sobre tom. Essa mistura da fibra Lenzing Modal® e algodão ecológico ajuda a proteger o meio ambiente.

A fibra MicroModal® é comparada com a seda botânica, quanto mais fina mais macia. Essa fibra de maciez perfeita para o algodão de fibra longa. A adição de 50 % de Micro ao algodão aumenta o fator de maciez de forma significativa. Determinada pela resistência da flexibilidade do tecido, a maciez afeta na estrutura em algumas técnicas como drapeado, plissado, trabalho manual, enfim no caimento e comportamento das dobras. 

A performance do MicroModal® Edlweiss é similar à do MicroModal®. Propriedades como maciez, suavidade e cores brilhantes continuam inalteradas, assim como o gerenciamento de suprimentos na cadeia têxtil. No entanto a nova tecnologia Edlweiss, baseada em um processo químico derivado do oxigênio químico - mais eco-friendly que os anteriores, permite a fabricação de uma microfibra que atende aos mais altos padrões ambientais.

 "O interessante que com todas essas qualidades tem um preço na média dos produtos de primeira linha de mercado”, diz Jose Favilla.

 A MicroModal® Edlweiss é a quinta incursão da Lenzing no universo da fibra modal. A empresa já conta em seu portfólio com Lenzing Modal®, MicroModal® Edlweiss, MicroModal®, MicroModal® Air e Promodal.
Setenta anos de expertise tornaram a Lenzing a única empresa do mundo a produzir todas às três gerações de fibras de celulose de última geração: viscose clássica, lyocell e modal. A combinação única de consistente apoio ao cliente com liderança em qualidade, inovação e tecnologia é à base do sucesso.

Veja os tecidos na próxima matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião.