Visitantes

sábado, 14 de maio de 2011

O que dar de comer para os filhos!

Tem crianças que são difíceis de comer, o que fazer!
Bom, seguir a orientação do pediatra, mas o equilíbrio da alimentação faz parte do crescimento saudável da criança.


Inicie pela pirâmide alimentar.


Dar de comer de 3 em 3 horas.
Porque devemos comer varias vezes ao dia?
Muitas pessoas se alimentam apenas das refeições principais, ou seja, café da manhã, almoço e jantar, sem incluir lanches pequenos entre elas.
Isso é muito prejudicial à saúde, afinal, quando ficamos varias horas sem comer, o metabolismo fica lento, pois corpo reserva gorduras como situação de alerta, acarretando em ganho de gordura. Comer várias vezes ao dia (de cinco a seis vezes por dia) em pequena quantidade estimula o metabolismo a gastar mais energia, acelerando-o e facilitando a perda de gordura, quando estamos nos alimentando, nosso corpo também gasta calorias no ato de mastigar, engolir, digerir, absorver e transportar nutrientes. O organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias. Em duas semanas, a pessoa se sente mais saciada com porções menores de alimentos. Algumas pessoas acreditam que se alimentar várias vezes ao dia engorda porem estudos indicam que se alimentando a cada 3 horas, a capacidade do estômago encolhe cerca de 30% e a ingestão calórica diminui 10%, fazendo com que o metabolismo ganhe pique e o indivíduo perca peso. Quando ficamos muitas horas sem ingerir alimentos, nosso organismo precisa poupar energia para manter a glicemia (açúcar do sangue) estável. Inevitavelmente, pequenas alterações ocorrem e sua manifestação é a sensação de fome. Se este período se prolongar, muitas vezes a fome diminui e você pensa que não é preciso mais comer, porem o que ocorreu foi a utilização da massa muscular para reserva de gordura, quando vamos nos alimentar, a tendência é comer 3 vezes mais para recuperar a glicemia. A melhor opção para estes lanches dos intervalos são as frutas, cereais, iogurte, sanduiches com pães integrais queijo branco, etc. Procure uma nutricionista para dividir as refeições e as quantidades de acordo com as necessidades de seu filho.
Faça pratos coloridos. Nutricionistas indicam para ter no prato alimentos coloridos, as cores variam com os tipos de nutrientes!  Com a ajuda dos sentidos objetivos começamos a apreciar a comida pelo olfato, visão, muitas vezes já salivamos antes mesmo de degustar a comida!
Aqui vão algumas imagens de pratos coloridos enfeitados que podem dar água na boca!
Comida feliz


refeição decorada e colorida

salada de cenoura

lanche

comida japoneja

bolinhos assados

Bolinhos recheados
purês de cenoura batata decorados
bolinhos grelhados
tostex
sanduiche natural
brownie de chocolate amargo
dinossauro de verduras
carneirinho de arroz
panqueca de coelho
torta assada
HUM me deu água na boca!


Fotos: Reprodução/Anna the red

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião.