Visitantes

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Qual modelo ideal de mochila para o aluno


Recebemos listas enormes de material escolar todo ano que se inicia. Mesmo aquelas escolas que optam por apostilas algumas tem inúmeras para um aluno carregar. A cada estação são lançados modelos novos de mochilas, as opções são grandes, mas temos que levar em conta o que é mais importante. 
O acessório pode causar sérios problemas à integridade músculo esquelética de seu filho.  

O excesso de peso nas mochilas é um tema bastante abordado pelos ortopedistas, a criança não pode ultrapassar mais do que 10% do  peso corporal, pois torna se prejudicial à saúde. Atenção as sobrecargas nas articulações, elas poderão causar grandes danos no futuro, principalmente no período na infância e adolescência onde corpo está em desenvolvimento. 

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia com a Universidade Federal de Sergipe vem alertando sobre a quantidade de material que carregamos diariamente. As consequências como restrições funcionais, dores nas costas, alterações posturais e problemas na coluna lombar. O grande vilão não é só o peso, mas também a forma de usa-las, orientam os especialistas. Uma das orientações  é saber antes a quantidade material que vai carregar, o próximo passo é escolher o modelo e tamanho da mochila, conforme a idade e altura da criança. Têm opções de carregar nas costas ou de puxar com as mãos. 


Imagem: http://onsitewellnesscheck.com/page5/page5.html inagem

Pesquisei sobre os cuidados que devemos ter ao comprar uma mochila confiram algumas medidas importantes:
- Crianças muito pequenas, que levam trocas e até fraldas os modelos devem ser correspondentes aos pais, (pois são eles que vão carregar até a escola) caso a criança vá de transporte um adulto deverá carregar e entregar ao responsável.
- A mochila de costas deve ter duas alças largas se possível acolchoadas e usadas nos ombros dos dois lados (no caso de carregar peso o indicado). Fisioterapeutas lembram que toda ação tem uma reação, o fato de carregar uma mochila e se inclinar para frente, faz com que o estudante "enrole" os ombros para frente. Já no caso de carregar de um lado só, o ombro sofre a pressão para baixo com sobrecarga assimétrica e gera também efeitos sobre o quadril, joelho e tornozelo do lado em que está a mochila.
- As alças possuem sistemas de ajustes. Estas devem ser ajustadas simétricas ( com o mesmo comprimento) e reguladas na altura correta, de forma que a parte inferior da mochila deve ficar posicionada a 5 cm da linha da cintura do aluno. Veja, com as alças frouxas fazem com que a mochila seja carregada na altura dos glúteos fazendo com que a criança compense o peso e se incline para frente. 
- Alças e cintos abdominais e peitorais são úteis mas não muito práticos para a correia do dia a dia.  Muito indicado pelos especialistas, pois ajudam a distribuir o peso, deixam mais próximo ao corpo e evitam que sobrecarregue os ombros e a lombar. Existem alguns modelos no mercado a maioria para trilhas e esportes radicais.
- Uma mochila pesada significa que passamos dos 10% de nosso peso nas costas e 5% nas mãos, ou seja, se eu peso 47 Kg só posso carregar até 4,7 Kg. Ortopedistas alegam que distribuir o peso carregando nas mãos alguns livros ou cadernos equilibra o total de peso não passando os 5%. Seria o ideal se o estudante criasse o hábito de usar fichários para não carregar peso desnecessário! 
- Mochila de rodinha é um modelo muito usado por crianças até a pré-adolescência porem requer cautela na maneira de usar. Se a escola tiver muitos degraus não é indicado. O modelo só vai aliviar a tensão das costas com o peso caso seja do tamanho e peso ideal, por que existem modelos que já são pesados.
- Outro item a observar é o cabo da mochila de rodinhas que deverá ter a altura proporcional a criança.
- Na compra leve a criança para testar, o cabo deverá ficar na altura do quadril.
- Observar as rodinhas existem de boas qualidades, tem também com 3 rodas.
- Mesmo com a rodinha tem a maneira correta de puxar, a criança não pode torcer ou pender o corpo para o lado.
- Os pais tem que orientar e interferir ao arrumar a mochila, por que as crianças carregam às vezes coisas desnecessárias.
- Opte por modelos com divisórias, os bolsos e compartimentos ajudam a organizar o material.
- A forma de organizar o material também interfere, o que for mais pesado deixe na parte de trás da mochila próximo do corpo, assim o peso não fará a criança se curvar. O restante distribua de maneira uniforme.
- A matéria prima também interfere na conservação, higiene e duração da mochila.
- Opte pelas mais resistentes e laváveis.
- Os temas são muitos. Acredito que cada pai ou aluno deva optar pelo que ele transmite, o que o personagem representa, ou qual mensagem ele traz para ele.
- Outra opção é customizar a mochila de seu filho. Uma ótima ideia para atividade criativa. Veja na próxima matéria.
- Opções de cores, hoje existem um pouco de tudo, é muito pessoal. Mas não esqueça que as cores têm significados, até um poder de atuar em nós.

Veja aqui opções de modelos de todos os tamanhos e tipos de mochilas:



Fotos: Divulgação
Veja essa mesma matéria que foi para o site do Jardins da Infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião.