Visitantes

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Caderno de Roupas, Memórias e Croquis


A mostra é uma grande homenagem ao estilista Ronaldo Fraga, com quase 20 anos de carreira e suas 35 coleções desenvolvidas. São nove ambientes que contam a trajetória do estilista e seu universo criativo cheio de referências da cultura popular brasileira, onde reúne materiais como croquis, material gráfico, vídeos, fotografias, roupas, resquícios de materiais de pesquisa, além de peças do início da carreira do estilista. 
“Por riscos, rabiscos e esboços, desenhei histórias absurdas do homem comum. Transformei música, literatura, cultura brasileira e alguns ‘buracos’ do meu tempo em roupas-desenho e desenhos-memória. As mãos do velho-menino-que-conheço desde sempre ainda coçam diante de uma caixa de lápis de cor. A vontade de ilustrar uma nova história para vestir é o que não me deixa descer do balanço, porque este é o meu parque de diversões”, completa o estilista.  E assim ele conta sua história, abre seu baú de memórias, seu álbum de família e mostra seu interior.


As instalações levam o expectador uma viagem na mente e coração mais que isso, ao mágico universo de Ronaldo Fraga! Uma exposição intimista onde o criador nos leva a uma viagem ao seu interior nos apresentando seu processo criativo, uma assinatura de quem cria e também dialoga com a cultura de um país. “Moda é interpretação de texto e contexto social, histórico, econômico e cultural. Moda é técnica, textura, cores, tecidos e negócio. Mas, para mim, moda é antes de tudo a transformação do olhar por meio da escrita pessoal do indivíduo nas suas escolhas do vestir”, comenta Fraga.


O viés tecnológico fica por conta da existência de um aplicativo para smartphones. Com ele, os convidados terão a oportunidade de captar imagens através de croquis e de deslumbrar-se com as possibilidades da moderna “realidade expandida”. Junto com a exposição, tem um livro com uma espécie de retrospectiva da carreira do design com o mesmo titulo da mostra, o lançamento é previsto para dia 29 de novembro na SPFW, estarei lá com certeza!
 


Confesso que uma das "Drumonte de coisas" que me identifico com Ronaldo é a expressão artística do seu trabalho que flui através do desenho. Para o estilista o desenho é indispensável. “É ele que dá assinatura, é ele que deixa marca" afirma ele e eu complemento; ele registra nossa energia, mostra nossa alma! Também acho fundamental o desenho a mão livre no lugar do computador. Tenho hábito de ter caderninhos à mão, para tudo. Aprendi com minha avó que era pintora a fazer colagens de referências, recordações... Preenchidos por sentimentos, algumas palavras, mas os desenhos e as pinturas são que imprimem meus momentos eternizados nesses cadernos.


A exposição “Caderno de Roupas, Memórias e Croquis” foi inaugurada no dia 09 de outubro de 2012, com coquetel para convidados na futura Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte. Conhecido até então como Palácio dos Despachos e um dos espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o local abrigará durante dois meses em Belo Horizonte e, depois da capital mineira, a exposição deve seguir para outras localidades.Estou aguardando na capital Paulistana.


Informações Adicionais:
3ª a sáb. das 10h às 21h, dom. das 10h às 18h.

Endereço: Praça José Mendes Júnior - Lourdes
Telefone: 31 3239-2014
Entrada Franca


Então enquanto a exposição não chega aqui vou apreciar o baú de memórias Ronaldo! Posso viajar nesse mundo sendo um turista aprendiz em Belô ao som de Lumiar; comendo um pão de queijo ou apenas pão com queijo vendo galinhas surgir a dançar; também posso ser guiada aos passos de Pina Baush para encontrar Mario de Andrade e entregar uma carta de Ronaldo... ou apenas ler "Eu e Etiqueta" do mineiro Carlos Drummond de Andrade.

Para quem está passando pelos lados de Belo Horinzonte vale apreciar e mergulhar no mundo de Ronaldo Fraga!


Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião.